MENTIRA 1: Bolsonaro nunca impediu a compra na coronavac.
VERDADE: O presidente escreveu em suas redes que não compraria a "vacina chinesa do Doria". Ele inclusive desautorizou a negociação que estava sendo feita pelo Ministério da Saúde para adquirir 46 milhões de doses. Depois de ser humilhado em público, Pazuello gravou o famigerado vídeo dizendo que um manda e o outro obedece.
VERDADE: o Ministério da Saúde foi informado no dia 8 de janeiro sobre a ameaça de colapso, mas Pazuello não fez nada. Além do ex-ministro lavar as mãos, Bolsonaro impediu que fosse realizada uma intervenção federal no sistema de saúde do Amazonas. O presidente preferiu assistir aos brasileiros morrerem sufocados.
CLIQUE AQUI E CONFIRA!
MENTIRA 3: o aplicativo TrateCov, feito pelo Ministério da Saúde para estimular o uso de cloroquina no Amazonas, não chegou a ir ao ar.
VERDADE: o aplicativo foi o ar e só foi derrubado depois da péssima repercussão. Freixo inclusive acionou o Ministério Público Federal para que Pazuello respondesse criminalmente. Além do app, o Ministério da Saúde criou uma equipe para percorrer postos de saúde de Manaus e constranger médicos a receitarem cloroquina.
VERDADE: o STF não impediu que o governo federal atuasse aplicando medidas de prevenção à covid, a Suprema Corte simplesmente reconheceu a autoridade dos governadores tomarem medidas próprias no enfrentamento à pandemia. Bolsonaro mente para tentar fugir de suas responsabilidades e culpar governadores.
CLIQUE AQUI E CONFIRA!
MENTIRA 5: o Tribunal de Contas da União orientou o governo a não assinar o contrato para comprar doses de vacinas da Pfizer.
VERDADE: o tribunal divulgou nota durante o depoimentos de Pazuello negando que tenha orientado o governo a não adquirir as doses.
CLIQUE AQUI E CONFIRA!
MENTIRA 7: Bolsonaro nunca pressionou pelo usa da cloroquina.
VERDADE: essa é uma mentira patética. Bolsonaro sempre defendeu publicamente o uso da cloroquina e os ministros anteriores a Pazuello foram demitidos por se negarem a estimularem que médicos receitassem o medicamento. A Presidência da República chegou a preparar um decreto para modificar a bula do remédio e incluir o tratamento à Covid-19.
CLIQUE AQUI E CONFIRA!
MENTIRA 9: o Brasil é um dos países que mais vacina no mundo, ficando atrás apenas de EUA, China e Índia.
VERDADE: no dia 18 de maio o Brasil estava em 81º lugar no ranking mundial de vacinação.
CLIQUE AQUI E CONFIRA!