Voltar ao site

Bancada do PSOL se reúne com servidores para debater crise no Rio

Por equipe Marcelo Freixo

A bancada do PSOL na Alerj, em parceria com o Movimento Unificado dos Servidores Públicos Estaduais (MUSPE), se reuniu nesta quinta-feira (02/02) com dezenas de servidores de diversas categorias para debater a atual crise no Estado. O encontro, que contou com representantes de várias associações e sindicatos, aconteceu no auditório do SindJustiça, no começo da tarde, e teve como pautas o pacote de maldades do governo e a privatização da CEDAE.

Marcelo Freixo reforçou a importância das mobilizações nas ruas, mas destacou também que o debate precisa ser feito em plenário, de forma democrática. “A votação do pacote não está dada. Não estamos derrotados. Temos que tomar cuidado com esse entendimento e não podemos abandonar a discussão. Vamos defender que haja debate com um colégio de líderes. A presidência tem que receber os trabalhadores”, disse.

O deputado afirmou também que a votação sobre a administração da CEDAE será o primeiro grande desafio da bancada. Disse ainda que a privatização atenderá apenas a interesses privados, indo na contramão da atual tendência global. “Diversos governos no mundo todo estão reestatizando o processo de saneamento e retomando o controle público porque o serviço privado não funcionou. Isso tem que ser divulgado, precisamos fazer o debate público sobre o tema”.

Marcelo informou ainda que a Comissão de Direitos Humanos e Cidadania da Alerj, da qual é presidente, receberá hoje policiais civis feridos na manifestação ocorrida ontem, durante a primeira sessão do ano na Assembleia Legislativa. O deputado concluiu dizendo que o encontro será aberto a todos os servidores atingidos na manifestação.