Voltar ao site

Repressão a ambulantes no metrô do Rio é tema de audiência pública

Foto: Divulgação Alerj

Nesta terça de manhã (3/10/17),  Marcelo Freixo, Eliomar Coelho e outros deputados participaram da Audiência Pública sobre os trabalhadores ambulantes no metrô e trens no Rio de Janeiro. O encontro foi promovido pela Comissão de Transporte da Alerj. Também estiveram presentes os próprios trabalhadores, além de metroviários e representantes da OAB, da Polícia Civil, da Polícia Militar, da Guarda Municipal, entre outras autoridades. O Secretário de Estado de Transporte Rodrigo Vieira chegou a entrar no prédio anexo da Alerj, mas desistiu de subir paro o auditório ao saber que a audiência estava cheia. A postura foi repudiada por Freixo, que afirmou já ter entrado em contato com o secretário diversas vezes, sem obter retorno. "Falta habilidade e um mínimo de espírito público. Quem tem medo do povo e não pode ouvir críticas não deve exercer cargo público", criticou. 
 
No encontro, os trabalhadores relataram ações truculentas e violentas de repressão e apreensão ilegal de suas mercadorias por parte de seguranças dos serviços de transporte. Também destacaram a importância do segmento para  o aquecimento da economia no Estado, através da articulação entre camelôs e lojas nas quais as mercadorias são adquiridas para serem revendidas. 
 
Outro ponto levantado foi a importância de dissociar os trabalhadores de práticas ilegais. "Se tem algo no metrô que é caso de polícia, com certeza absoluta não é o produto dos ambulantes. É a corrupção do próprio Estado, que gera insegurança. Não devemos discutir como repreender e apreender mais mercadorias, mas pensar alternativas mais responsáveis. Chamar os vendedores para conversar e pensar como regulamentar e cadastrar a atividade. O mesmo vale para os artistas populares, que estão presentes em metrôs em vários lugares do mundo", concluiu Freixo.

Assista ao pronunciamento de Freixo na audiência: