Voltar ao site

Em defesa da Uerj, Uezo e Uenf

Por Equipe Marcelo Freixo

Nesta quarta-feira (19/04), Freixo participou da audiência pública da Comissão da Educação que discutiu a situação das universidades estaduais. Participaram do encontro representantes da Uerj, Uenf, Uezo, da Defensoria Pública do Estado, do Ministério Público do Rio de Janeiro e de sindicatos como Asduerj, Aduenf, ADUEZO, SINTUPERJ, SINTUPERJ UENF, Aduenf, Asduerj e UPPES.
 

Entre as pautas estava o atraso do pagamento dos servidores, a falta de investimentos em ciência e tecnologia no estado e a necessidade de implementar um programa efetivo de assistência e permanência estudantil nas universidades.
 

“A gente precisa concentrar forças políticas e dos movimentos para ter um enfrentamento orçamentário e garantir a autonomia das universidades. Essa é uma medida concreta e muito importante”, afirmou Freixo.
 

Entre as propostas apresentadas, está a convocação do Secretário de Fazenda do Rio de Janeiro para debater o tema com os servidores, já que ele não esteve presente em outras três audiências para as quais foi convidado. Também foi proposto o agendamento de uma reunião da Comissão com o Procurador Geral para apurar crime de responsabilidade sobre a execução do orçamento das universidades.

broken image