Voltar ao site

Moradores de Santa Cruz discutem impactos de siderúrgica no MPRJ

Nesta quarta-feira (13/12) Freixo e Eliomar Coelho estiveram no Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ) participando de uma importante reunião com moradores de Santa Cruz, local que há anos sofre grandes impactos sociais e ambientais causados pela siderúrgica Ternium (antiga TKCSA). O encontro contou com a presença de Virgílio Stavridis, Chefe de Gabinete do procurador-geral de Justiça Eduardo Gussem, além de promotores da região e representantes de diversas áreas do MP, da Defensoria Pública e do Instituto PACS (Políticas Alternativas para o Cone Sul).

Além de alagamentos e do uso de trens que fazem muito barulho e provocam rachaduras nas casas do entorno, foram relatados diversos problemas de saúde, como aumento da incidência de doenças respiratórias, cardíacas e pele e e até câncer. Há denúncias de que esses pacientes estão sendo transferidos para tratamento em outros locais, dificultando o registro e o diagnóstico dos problemas causados pela poluição na região. Pescadores locais também relatam perda de áreas de trabalho e contaminação da pesca.

A partir de agora, representantes do MP, da Defensoria e do PACS atuarão juntos para agilizar o processo e garantir a transparência das ações que correm na justiça, além de garantir que essas informações cheguem aos moradores da região.

Seguimos juntos nessa luta por justiça e dignidade para os moradores e trabalhadores de Santa Cruz!